Tia Zoe sentou-se à mesa da cozinha e suspirou. Talvez, ela já soubesse sobre o que eu
estava prestes a dizer. Fiquei diante dela ela e a encarei, séria.
-Hoje
fui atrás de Tina Walters, ou melhor, Debra Minnermann.
-VOCÊ O
QUÊ? - Indagou ela, sobressaltada.
-É isso
mesmo que a senhora ouviu. Eu fui atrás de Tina e descobri que ela era Debra. E
pelo que parece, você ficou muito assustada, como se soubesse de tudo. Tia ,é
melhor contar tudo o que sabe. Não precisamos esconder mais nada uma da outra.
Minha voz estava firme e consegui conter uma possível onda de desespero.
Tia Zoe
se levantou, andou até mim e me olhou tristemente.
-As
únicas coisas que sabia, te contei. Não estou escondendo nada. Deduzi que, pelo
andar das coisas, você iria atrás da “tal amante” do seu pai. Logo, descobri
que ela era a tal pessoa. Eu fiquei assustada, mas curiosa ao mesmo tempo. Como
conseguiu o endereço dela? Ela estava olhando para mim, segurando minhas mãos,
como se tudo estivesse bem. Entretanto, não estava.
-Tia,
por favor, não seja mais uma deles. Hoje descobri que Grace sabia tudo e nunca
havia me contado nada. Ela trabalhou durante anos ao meu lado, sabendo da minha
história. Quantas vezes eu chorei em seu colo? Quantas vezes eu disse que queria
descobrir o que aconteceu? E ela sabia de tudo e sequer contou alguma coisa.
Tudo o que ela fez foi se esconder e desconhecer os fatos. Como alguém pode ser
tão hipócrita? Eu não quero pessoas assim
na minha vida, então acho melhor a senhora contar o resto da história.
VOCÊ SABE DE ALGUMA COISA, TEM QUE SABER. Eu me levantei, afastando-me do
local. Ela ficou em pé e levantou o tom de voz.
-EU
SABIA SIM. MAS NÃO DE TUDO. SEU PAI NÃO QUERIA ME CONTAR, ENTÃO EU TENTEI
DESCOBRIR SOZINHA, DO MESMO MODO QUE VOCÊ FEZ.
Imediatamente, eu a
encarei. Quer dizer que minha tia também escondeu a verdade de mim
durante todo esse tempo? Oh, é drama demais para minha vida e eu não consigo
acreditar.
-A
SENHORA ESTÁ CONFESSANDO É ISSO? COMO A SENHORA PODE FAZER ISTO COMIGO, TIA?
VOCÊS SÃO INACREDITÁVEIS! POR QUE? POR QUE? Eu estava prestes a chorar de novo.
Tentava engolir o choro, mas a maré de emoções veio com toda a força e me
derrubou. Mais uma vez.
-É
melhor que você se acalme se quiser ouvir a história. Tia Zoe não parecia
preocupada comigo. Ela estava calma e não demonstrava emoção alguma. Foi até a
cozinha e buscou um copo com água e o ofereceu para mim.
-Você é
como sua mãe, Amber. Precisa aprender a amadurecer suas emoções. Isto aconteceu
há 22 anos. Eu entendo que tudo seja uma novidade porque na época do
acontecido, você era jovem demais para entender e processar tudo. Eis a razão
de não revelar o que eu sabia. Amber, você jamais entenderia, minha filha. Dez
anos é muito pouco tempo para entender a complexidade do mundo dos adultos.
Agora está crescida, é uma grande mulher e Amy estaria orgulhosa de ti, mesmo
com toda a sua altivez. Precisa entender que aquilo passou. Você pode chorar e
odiar todos aqueles que esconderam a verdade de você. Mas saiba de uma coisa:
eles fizeram isto para o seu bem. O destino agora te revelou tudo, permitindo
que você soubesse, porque, ele sabe que, no fundo, você seguirá em frente. Ele
quer isto. E um dia, terás que lidar com isso, Amber. O tom de sua voz era
sereno e seguro.
Eu
sabia que era verdade. Corri para os braços de Zoe e a abracei aos prantos.
Quantas vezes eu havia chorado nos últimos dias? Eu estava vulnerável, já havia
sido forte por tanto tempo. Sempre mantendo a postura rígida e autoritária que
não perdoava nada nem ninguém. Minha alma estava esculpida em pedra, nada era
cedido em minhas mãos. Qualquer sorriso arrancado do meu rosto era de puro
sarcasmo. Tinha prazer em humilhar pessoas. Em vê-las no chão. Isto me
fortalecia. Entretanto, desde aquele terrível acidente, algumas coisas mudaram.
É como se minha alma fosse outra, mesmo guardando as mágoas. Toda a verdade
doía demais. Meu peito estava apertado. Sentia minhas lágrimas molharem a blusa
de Zoe. Ela olhou para mim, ainda chorando e disse segurando o meu queixo.
-Descanse
querida. Hoje foi um longo dia. Amanhã será melhor, você verá.
Eu olhei para ela, secando as
lágrimas e olhando para cima. Esbocei um sorriso e fui subindo as escadas
lentamente. Eu me sentia péssima. As palavras de Zoe foram genuínas, mas, não
aliviavam aquela dor que persistia em meu peito. Fechei os olhos e respirei
fundo, tentando dormir. Foi quando tive um sonho que, mais uma vez, parecia
real. E minha querida mãe estava nele.
Reencontro de Amber e Amy
Estávamos
em local florido e sol era perfeito. Eu via minha mãe, em pé, e corri ao seu encontro. Ela me ofereceu teus
braços, tão aconchegantes. Ela beijou minha testa e eu estava tão feliz.
-Minha
filhinha querida. Como eu sinto a tua falta, meu amor. Ouvir sua voz fez meus
olhos marejarem.
-Mãezinha,
eu sinto sua falta mais do que tudo que há de importante neste mundo. Por que
você teve que ir? Por que mãe? Eu não sei se consigo superar sua ausência
porque dói demais, demais. Eu chorava baixinho e pude sentir aquela tristeza
invadindo meu ser.
-Amber,
olhe para mim: tudo nesta vida passa, meu anjo. É doloroso saber que ainda
sofre a minha falta, mas você é forte e não tem idéia do quanto. Conseguindo se
focar nisso, seguirá em frente, sem dor, sem ódio e viverá tranquilamente. Caso
contrário, viverá neste dor para sempre. Acredito que não é isto que tu queres,
não é? Ela segurava o meu rosto e eu a ouvia atentamente.
-Não!
Eu quero que esta dor acabe! Só que, eu não sei o que fazer. As pessoas mais
próximas a mim esconderam a verdade. Eu fui enganada por eles, mãe. Eu falava
como uma criança, aproximando meu rosto ao teu peito.
-
Querida, o perdão é o gesto mais nobre do ser humano. Todos queriam te
proteger. Não os culpe nem os odeie. Eles não queriam ver teu sofrimento. Estes
são seus amigos, seus aliados. Não os trate como inimigo. Você terá que ser
forte e contará com a ajuda de pessoas boas, e confiarás nelas plenamente. Não
guarde rancor, ódio ou qualquer sentimento negativo. Isto destrói a tua alma e
todo o que está ao redor dela. Seja forte
e quando pensar que poderá falhar, lembre-se desta conversa. Eu estarei aqui,
sempre, porque eu te amo minha filha. Não importa onde estejas, eu sempre te
amarei, sempre. Ela deu um beijo na minha testa, como sempre fazia todas as
noites e de repente aquela imagem foi se distanciando aos poucos, quando se
afastou completamente de mim. Acordei assustada e percebi que foi mais um
sonho.
Acendi as luzes, fui até o armário e
remexendo as gavetas, encontrei o porta-retrato, com a foto da minha mãe,
segurando-me nos braços, ainda bebê.
Tia Zoe o havia escondido, devido a quantidade de pesadelos que eu
tinha quando ele estava próximo a mim. Toquei na imagem da minha mãe e abracei
aquele objeto fortemente contra o meu peito. Coloquei-o sobre o criado-mudo e
sorri levemente, lembrando-me da conversa com minha amada mãe. Eu precisava de
forças. E tenho certeza de que a encontraria toda vez que olhasse para aquela
foto.
Fotografia presente no porta-retrato de Amber





Nenhum comentário:
Postar um comentário